Lançamento de cartilha marca Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Entre os dias 23 e 27 de setembro, Guarulhos preparou programação especial em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Com o objetivo de marcar essa data o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiências e Mobilidade Reduzida preparou para a semana o lançamento da Cartilha para pessoa com deficiência.
A publicação traz informações na defesa da cidadania, além de leis municipais, estaduais e federais referentes às pessoas com deficiência. Útil para pessoas e instituições, usa uma linguagem acessível. A publicação será apresentada na APAE, Centro de Atendimento à Pessoa Deficiente e Casa da Mãe Operária.
Na segunda-feira (23), às 8h30 acontecerá a palestra “Fiscalização da Lei de Cotas e Instrução Normativa 98. O que mudou?”, com o auditor José Carlos do Carmo, médico sanitarista e do trabalho mestre em saúde pública. O evento acontecerá no auditório principal da Secretaria da Educação. Foram convidadas todas as empresas da cidade.
Também será apresentado na ocasião, programa unificado de vagas e currículos para pessoa com deficiência “Superação”, idealizado para encurtar o caminho do empregado e empregador para a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. O cadastro deverá ser feito pela internet, sendo necessário inserir o Código Internacional de Doenças (CID) obtido em laudo médico, dados pessoais, objetivos, formação e cursos, experiências profissionais e descrição da deficiência física.
O fechamento da programação será na sexta (27) às 14h na Faculdade Integrada de Guarulhos (FIG), Vila Rosália, com apresentação cultural de entidades da cidade que atendem pessoas com deficiência.
Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
21 de setembro é celebrado como Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da lei n° 11.133, e escolhida pela proximidade do início da primavera e o dia da árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições. Este dia é um convite a reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema.
FONTE: SITE DA PMG